quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cientistas criam Sangue Artificial

Foi anunciado no passado dia 22 de Março que este projecto de investigação será liderado por Marc Tuner, professor da Universidade de Edimburgo e director do serviço de sangue e transfusões da Escócia, envolvendo outras entidades de saúde britânicas.

Na realidade, o sangue não terá nada de artificial, sendo que esta designação refere-se apenas ao facto de ser fabricado em laboratório, um sonho da comunidade médica mundial com mais de 50 anos.

Este género de sangue desenvolver-se-á a partir de células estaminais embrionárias, as quais serão estimuladas a dar origem a glóbulos vermelhos. (ver esquema)






Para tal, recorrer-se-á aos embriões excedentes de tratamentos de fertilidade. Entre esses, serão seleccionados os que estão geneticamente programados para desenvolver o tipo 0 negativo - o do dador universal, que pode ser dado a qualquer pessoa sem perigo de rejeição.

Relembremo-nos que este tipo de sangue é relativamente raro, sendo encontrado em apenas 7% da população mundial, mas em laboratório poderá ser desenvolvido em grandes quantidades devido à capacidade que as células estaminais têm de se multiplicar indefinidamente em laboratório.

Em teoria, segundo o jornal bitânico The Independent, um único embrião seria capaz de suprir as necessidades de um país inteiro.

Porém, existem pros e contras neste tipo de investigação científica.

Prós:

a o sangue é compatível com qualquer humano;

a é seguro e livre de infecções:

    4 o sangue nunca esteve no interior de um humano;

    4os glóbulos vermelhos não têm núcleo, logo, as hemácias sintéticas não se podem tornar cancerosas (dado que não têm DNA);

Contras:

a implicações éticas, devido à utilização e destruição de embriões;

a outro grupo de cientistas demonstrou que é possível fazer até 100 biliões de glóbulos vermelhos, porém, um litro de sangue doado contém cerca de 5 triliões dessas células – mais de 5000 vezes mais o número de células sintéticas produzidas por esses cientistas. Serão, agora, os cientistas capazes de levar à produção de tão elevado número de células?

Para o presidente do Instituto Português do Sangue (IPS), Gabriel de Olim, a investigação com células estaminais é um dos caminhos mais prometedores para criar sangue "artificial" mas duvida que se "encontre um substituto credível para o sangue natural nos próximos anos".

"Devem ser feitos todos os esforços possíveis para o conseguir porque seria óptimo, mas a doação será sempre o meio mais barato", alerta Gabriel Olim, lembrando que estes produtos nunca saem baratos. " Toda esta investigação paga-se, não tenho dúvidas", conclui, dizendo ainda que a aposta deve ser em “criar sangue ou produtos similares mais fáceis de armazenar e transportar para dar resposta a situações de emergência”.

Informação retirada de: